CANTEIRO fora

Nunca na vida cimente a base de uma árvore, nem faça sarcófago e também não faça mureta no canteiro!

Toda árvore precisa de um canteiro de no mínimo 1M por 1M.

Se for uma espécie de grande porte a indicação é de um canteiro de 2M por 2M.

Toda árvore precisa de nutrição e hidratação.

O solo do canteiro precisa de aeração, nutrição e hidratação por se tratar de um ser vivo que se alimenta e consome água.

Se por cimento até a base, as raízes começam a ir para superfície em busca água, quebrando mais ainda próximo ao seu tronco.

O cimento não a protege de quedas, pelo contrário o cimento mata a árvore por falta de nutrição e água, levando a queda mais rápida do vegetal enfraquecido.

Uma árvore enfraquecida esta sujeita a morte, pois fica mais vulnerável a proliferação de fungos, bactérias, cupins e outros insetos.

A mureta em volta do canteiro impede que nutrientes e água caiam dentro do canteiro enfraquecendo o vegetal.

Palmeira Imperial, rua patagônia, Penha, ZN, RJ.

Na floresta as árvores não caem, porque além de estarem bem fixadas na terra, uma protege a outra dos fortes ventos.



Nas cidades, há muitas dificuldades para se oferecer uma vida plena e saudável para o vegetal. Quando não é a espécie errada para a calçada é o local de plantio errado.

Foto dia, 18/9/2020, praça Panamericana, Penha, ZN, RJ.


Se for a espécie errada, muitas complicações futuras aparecerão. Quebra de calçada, devido suas raízes, rachaduras, inacessibilidade da calçada, devido ao diâmetro do tronco. Exemplo: Amendoeira, Figueiras, Pau-Rei, Mangueira dentre outras de porte bem grande.

Se for o local errado, também aparecerão futuros problemas. Abaixo de redes elétricas, sem espaço para o desenvolvimento pleno de sua copa. "Podas" drásticas afim de corrigir o erro, não resolve o problema, pelo contrário, aumenta o custo de manutenção com aquele vegetal pelo resto de sua vida.


Se for a espécie errada no local errado, complica mais ainda.
Obviamente que a raiz segue a forma da copa dando, estabilidade e sustentabilidade para que a árvore consiga ficar de pé, sem tombar.
Foto dia, 6/6/2019, rua do Couto, penha, ZN, RJ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!