Com o Treepedia você pode analisar e comparar a cobertura vegetal em algumas cidades mais importantes do mundo e descobrir quão verde é um lugar, com base na visão human
Pesquisadores do instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em colaboração com o Foro Econômico Mundial, desenvolveu o projeto Treepedia, que dá aos cidadãos, pesquisadores, planejadores e qualquer interessado no tema, acesso a dados qualitativos e quantitativos sobre a vegetação em diversas cidades do mundo.
O dossel verde é uma parte importante e integrante da vida urbana. As árvores ajuda a mitigar temperaturas extremas, proporcionam um alívio natural ao tráfego, ao ruído, ao congestionamento e melhoram a qualidade de vida das pessoas que vivem em ambientes urbanos.
Como, então, os cidadãos podem se envolver melhor nesse processo para que possam desempenhar um papel mais integrado ao ajudar a moldar as copas verdes em seus bairros?
Para responder a essas perguntas, o MIT Senseable City Lab desenvolveu uma métrica inovadora utilizando panoramas do Google street View (GSV) - chamada de "Índice de Visualização Verde".
Traçar essas pontuações em um mapa determina o quão verde é a rua. Assim, os estudos são combinados e resultam no Green View Index (GVI), um índice que determina a porcentagem de área verde no espaço urbano. O Green View Index permite que os cientistas e moradores da cidade desempenhem um papel mais ativo na abordagem de preocupações sobre os efeitos adversos da mudança climática e em campanhas em nome das paisagens em que vivem. O GVI apresentado aqui está em uma escala de 0 a 100, mostrando a porcentagem da cobertura do dossel de um determinado local. Explore os mapas para ver como o GVI muda entre cidades e continentes.
O Treepedia foi lançado em 10 cidades globais, Boston, Los Angeles, Miami, Nova York, Sacramento e Seattle, e continuará a se expandir em mais municípios em todo o mundo. Os usuários podem perceber imediatamente quais áreas são verdes e não verdes em uma cidade, investigar a quantidade de cobertura verde em um determinado ponto e comparar sua cidade a diferentes cidades ao redor do mundo. No futuro, os usuários também terão a capacidade de adicionar informações únicas sobre as árvores em um mapa de ruas de código aberto e se envolver com autoridades municipais para que novas árvores sejam plantadas em certas áreas.
Até agora, Singapura etá no topo da lista com um índice de
29,3%, seguida de Sydney e Vancouver, ambas com 25,9%. Paris a mais cinza da lista, com apenas 8,8% de verde.
29,3%, seguida de Sydney e Vancouver, ambas com 25,9%. Paris a mais cinza da lista, com apenas 8,8% de verde.
A cidade de São Paulo, até agora a única no Brasil que foi analisada, tem um GVI de 11,7%. Muito longe de chegar ao Top 10 do índice.
A pouca quantidade de vegetação em centros urbanos é associada à altos níveis de estresse na população, então a pesquisa pode oferecer dados interessantes relacionados à saúde pública nos centros urbanos. Confira a lista até o momento das dez mais verdes:
- Singapura (GVI: 29,3%)
- Sydney e Vancouver (GVI: 25,9%)
- Cambridge (GVI: 25,3%)
- Durban (GVI: 23,7%)
- Sacramento e Johannesburgo (GVI: 23,6%)
- Frankfurt (GVI: 21,5%)
- Genebra (GVI: 21,4%)
- Amsterdã (GVI: 20,6%)
- Seattle (GVI: 20%)
- Toronto (GVI: 19,5%)
Carlo Ratti, diretor do laboratório, disse: "As cidades sempre precisará de projetos de grandes infra-estruturas, mas às vezes em pequena escala, ciclovias, plantio de árvores para adaptação às alterações climáticas, também pode ter um grande impacto em uma área urbana."
Treepedia não é sobre classificar as cidades para competir em um olimpíada verde. A Treepedia visa conscientizar proativamente sobre o melhoramento da vegetação urbana, usando técnicas de visão computacional baseadas nas imagens do Google Street View. Nosso foco é nas árvores de rua: a Treepedia não mapeia parques, já que a GSV não mapeia eles, como faz nas ruas.
É claro que os parques são um componente essencial da floresta urbana. Mas você já se perguntou o quão sustentável é a sua rua ou seu bairro? Sua cidade precisa de mais esforços para tornar as ruas mais verdes? Você sabia que também pode contribuir juntando-se a uma abordagem de baixo para cima em vez de esperar que as coisas sejam feitas por políticos e planejadores?
O Fórum Econômico Mundial, listou o Treepedia como uma das 10 melhores iniciativas urbanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela participação!