27 de setembro de 2019

POR QUE AS ÁRVORES CAEM?

A Rua Patagônia,  49, Penha, zn, RJ. Foto: Palmeira imperial concretada e tombada dia, 15/02/2018.

A natureza não inventaria uma coisa que cai a toa. Será que uma árvore que caiu foi bem tratada? Ela estava com saúde? Se havia cupim, então ela estaria doente. Se as raízes eram rasas, então ela já estava instável.

Nas cidades, as árvores não têm condições de se desenvolverem de forma simétrica. Elas são obrigadas a se desenvolverem meio tortas (desequilibradas), meio que tombadas para o lado da rua. Obviamente, as raízes seguem a forma da copa para dar estabilidade lateral para que a árvore consiga ficar de pé, sem tombar.

Problemas com a poda drástica legal e ilegal, retirando metade da copa de um lado só, desequilibrando o vegetal.

O solo no Rio de Janeiro já não ajuda, muitos aterros, os canteiros compactados dificultam ainda mais o denvolvimento das raízes.

A falta de nutrição e combate aos insetos que danificam as árvores contribui ainda mais para a fragilização do vegetal.

Além disso, há um problema da impermeabilização das calçadas. NUNCA devemos cimentar o tronco das árvores. É preciso ESPAÇO na base do tronco da árvore, de preferência com outras plantas de jardim, As plantas de jardim protegem o solo do impacto da chuva e ainda funcionam como resistência a expansão agressiva das árvores trocando hormônios com a mesma.

Quando a árvore é cimentada, como consequência desse pouco espaço para a penetração da água da chuva, as raízes ficam estranguladas. A parte que não recebe água vai morrendo e , com menos água disponível, a árvore fica meio seca e as pragas como cupins encontram madeira seca, boa para comer. para agravar ainda mais a situação, o próprio morador coloca cimento, acabando de completar a angústia, sufocando-a completamente. Quando chega nesse ponto, nem precisa de ventania para árvore tombar.















Solução 1: uma solução para esta questão da saúde da árvore seria, ter uma Lei que obrigasse a ter, uma calçada ecológica com uma canaleta só para as raízes das árvores, sem periféricos neste espaço. 

Solução 2:
espaço mínimo de 1 metro² a 2 metros² para cada árvore. Nunca inferior a estas medidas, somente se for arbusto ou plantas de jardim. O tronco precisa de espaço e principalmente área para a água da chuva entrar no solo e alimentar a árvore.

Solução 3: NUNCA CIMENTAR a base da árvore.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

Pergunta (1) - Estamos cuidando das árvores? As árvores estão bem em seu estado geral? (equilíbrio? fitosanidade? injuria? ecologia? fenologia?)

Pergunta (2) - Há trabalho de manutenção protegendo as árvores, fertilizando, cuidando das feridas, cupim, protegendo seus galhos, retirando excesso de cimento, plantio de forragens na base, podas e remoções dos galhos quebrados?

Pergunta (3) - Estamos fiscalizando os órgãos públicos e os responsáveis para que exerçam um trabalho de qualidade e que possa dar um retorno positivo ao nosso patrimônio verde?












Para avaliação de risco de queda, remoção de cimento, fertilização, remediação, criação e manutenção de canteiros e jardins e podas de pequeno porte contate-nos pelo -> 21 99638 0950
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!