28 de setembro de 2019

SISTEMA DE APOIO À DECISÃO ESPACIAL.

Explore as árvores! Com o SADE você pode analisar e comparar algumas árvores mais importantes do bairro e descobrir tudo sobre ela, com base na visão humana. Clique na bolinha do mapa para ver todos os detalhes.













O monitoramento e o acompanhamento da floresta é extremamente importante tendo em vista os resultados ambientais acarretados pelas práticas.





Pesquisadores de nossa organização, em colaboração com a ferramenta do Google, desenvolveu o nosso SADE, que dá aos cidadãos, pesquisadores, planejadores e qualquer interessado no tema, acesso a dados qualitativos e quantitativos de diversas árvores do bairro.

O manejo da floresta urbana entendido como o conjunto de ações necessárias à implantação, manutenção e renovação dos espécimes arbóreos.

Buscou-se, no desenvolvimento dos programas de manejo (Gráfico 1/ Página 86/pdfup), abranger as ações-chave que correspondem às fases de gestão da floresta. Estas ações têm como base: a estruturação e o fortalecimento institucional de nossa organização, que permitirão a implantação qualificada das atividades previstas – e o planejamento contínuo através de um Sistema de Apoio às Decisão Espacial (SADE). Esse SADE possibilitará a integração das informações sobre a arborização e deverá ser a principal ferramenta para a operacionalização, monitoramento e controle de todas as atividades.

O fortalecimento das ações de manejo da floresta urbana do bairro, conforme estruturado nos diversos subprogramas, irá possibilitar a melhoria da qualidade dessa arborização e a efetiva diminuição de seus conflitos e riscos no espaço urbano.

Considerando a necessidade de longo prazo para a implantação dos subprogramas e a complexidade da gestão da floresta, propõe-se que o planejamento ora apresentado seja revisto no prazo de 10 anos.

A comparação entre o planejamento e o executado de-líneara as conclusões sobre o grau de implementação de PDFup e possibilitará a re-adequação do planejamento para os 5 anos subsequentes.




O recorte espacial das ações de planejamento abrange a arborização da malha urbana, incluindo principalmente áreas públicas, contudo com subprogramas que também envolvem as áreas privadas no caso de: gestão de recursos e instrumentos econômicos, fomento à proteção de espécies notáveis e de controle e fiscalização.

As áreas de proteção ambiental – APAs, unidades de conservação de uso sustentável, por estarem inseridas na malha urbana viária, ficam incluídas no planejamento deste PDFup quando se tratar especificamente do tema arborização.

Com a implantação gradativa deste Plano Diretor (PDFup), os programas poderão ser estendidos para as áreas privadas, estabelecendo atividades específicas para o alcance dos objetivos propostos.

Você pode também usar esta ferramenta para fazer em seu bairro!

Participe do grupo de mapas ->  https://chat.whatsapp.com/KTZmDEr3rIP0jXV95YWZfg




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!