A importância da floresta urbana.




As árvores exercem papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções ambientais prestadas, as árvores urbanas atuam diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruído e sobre a paisagem, além de construir refúgio indispensável à fauna remanescente nas Cidades.

Segundo alguns estudos, através da redução da incidência direta da energia solar e do aumento da umidade relativa do ar, a árvore pode contribuir para a redução de até 4Cº de temperatura, contribuindo decisivamente para atenuação das chamadas ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.

Ainda com repeito à poluição, pode-se dizer que a retenção de poluentes, o consumo do gás carbônico e a produção de oxigênio contribuem para a melhoria da qualidade do ar. Além disto, as cortinas vegetais são capazes de diminuir em cerca de 10% o teor de poeira e obstruir a propagação do som, resultando na redução do nível de ruído.

Algumas funções da floresta urbana, embora igualmente importantes, são menos divulgadas. O conjunto de árvores da Cidade tem também a função de conservar geneticamente a flora nativa. Neste sentido, procuramos priorizar a utilização de espécies nativas com potencial para a arborização urbana, da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados.

Preservação
A preservação da floresta urbana é objeto de legislação específica, sendo também uma das nossas atividades, manter em situação desejável a vegetação arbórea pública da Cidade.

A Relação entre as árvores e as população muitas vezes tem sido marcadas pela ocorrência de conflitos provocados por falhas passadas no planejamento de plantios e da urbanização. Como exemplos mais típicos podem ser citadas as constantes reclamações quanto a danos em calçadas provocados por raízes ou incompatibilidades surgidas entre galhos e redes de transmissão.

O resultado das disputas usualmente tem sido desfavorável às árvores, resultando em podas danosas e retiradas desnecessárias.

A fim de compatibilizar o desenvolvimento urbano com a melhoria da qualidade do meio ambiente, temos executado plantio previamente planejados, com ênfase para a utilização da árvore certa para o local correto, ou seja, a utilização de espécies adequadas ao ambiente construído, lançando mão de técnicas apropriadas que propiciem o desenvolvimento da árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!